Situação muito comum ao realizarmos análises previdenciárias ou Planejamento Previdenciário: vínculos ausentes no INSS ou que necessitam de comprovação, além de remunerações divergentes ou ausentes.
Vínculos ausentes
Pode ser que você tenha trabalhado em determinada empresa, contribuído como Contribuinte Individual ou até mesmo como facultativo e esses vínculos não constem no seu Extrato de Contribuições.
Ausentes essas informações no seu CNIS, o INSS não irá considerá-los para nenhum fim.
Vínculos de necessitem de comprovação
Embora conste no Extrato de Contribuições, há alguns vínculos que possuem indicadores e precisam ser comprovados para que, então, o INSS possa integralizar o seu tempo.
Remunerações ausentes/divergentes
Outra situação muito comum é a informação divergente com relação ao seu salário (sua contribuição efetiva) que impactará diretamente no valor do seu benefício previdenciário.
Ainda, pode acontecer que constar o período trabalho mas sem as remunerações.
Casos como esses podem atrasar, impossibilitar o acesso a benefícios previdenciários que de direito do segurado ou até mesmo, se concedidos, com valor inferior ao devido.
Por isso, uma vez identificadas tais inconsistências, nossa orientação é de que seja realizado o requerimento para acerto dessas pendências e correta integralização do tempo e salários de contribuição.